Dashboards de Vendas para a sua empresa CRESCER!

(Bonus + 6 Insights Comerciais)

Você, Gestor ou Gerente de Vendas descubra:

Se você trabalha com metas então você sabe qual é aquela sensação de dar duro o mês inteiro e não conseguir bater o seu número.

Como gestor você precisa analisar o comparativo do seu realizado com as metas em vários NÍVEIS, da visão geral, passando pelas suas regiões, equipe de vendas até seus produtos ou serviços.

Também é muito importante você ter uma visão mensal JUNTO com o acumulado do ano para ter uma visão de desempenho global, as vezes você teve um mês bom mas ainda não está bem no acumulado e vice versa, isso te ajudará a ter uma visão mais ampla em qual NÍVEL de análise de suas metas comerciais.

Essa exploração em vários níveis te ajudará a identificar muitos PROBLEMAS e certamente muitas OPORTUNIDADES para ajustar e direcionar suas estratégias comerciais, portanto não esqueça de adicionar um dashboard comercial com abas focadas no comparativo do real vs meta  nas mais diversas perspectivas de sua estrutura comercial.

Em muitas empresas as equipes ficam MUITO focadas em gerar novos negócios associados a NOVOS clientes e esquecem que os clientes ATUAIS possuem informações valiosas que podem te ajudar a gerar MAIS negócios em MENOS tempo. A primeira etapa para conseguir é  CONHECER e IDENTIFICAR o perfil do seu cliente.

Analise o segmento, tamanho, região, detalhes do contato, ticket médio e outros critérios que sejam particulares ao se negócio, no mínimo, nos  últimos 24 meses, identificar o cliente ideal.

Talvez o seu cliente esteja mudando de perfil e você nem saiba disso e com isso perdendo a oportunidade de ajustar sua oferta para atender esse novo público.

Por isso em seu dashboard comercial não esqueça de monitorar e analisar a informação do Perfil de seu cliente , cruzando e explorando informações dos mais compram.

Como GESTOR você provavelmente sabe quais são os produtos que mais vendem e os mais rentáveis mas o comportamento de compra do seus produtos muda de lugar para lugar, seja uma loja diferente, uma região, unidade, ou qualquer outra segmentação pertinente ao seu negócio, e isso junto com a sazonalidade e outros critérios fazem com que esse comportamento seja volátil  e consequentemente mais complexo de se controlar do que você imagina. 

Isso significa que apesar de você conhecer seus números e eles aparentemente estarem “normais” é bem provável que existam muitas informações escondidas e consequentemente desconhecidas que fazem você ganhar MENOS do que poderia.

Uma das formas de encontrar isso é segmentar  seus produtos por %Margem e Faturamento e comparar o desempenho entre períodos diferentes, na mesma análise. Por exemplo Ranking dos meus MELHORES produtos em relação ao mesmo período do ano passado.

Talvez você encontre que um dos principais produtos com uma variação negativa em relação ao período anterior. Isso significa que apesar de sua margem geral estar dentro da normalidade um dos seus produtos mais rentáveis teve uma queda significativa. Agora imagine se você descobrisse o motivo dessa queda, isso te ajudaria? O mesmo cenário pode ser utilizado com os PIORES produtos. Você pode fazer um ranking dos produtos com menor rentabilidade e comparar com o mesmo mês do ano passado e identificar que houve um crescimento expressivo na rentabilidade desse produto, em especial em um determinado lugar e cliente, isso é uma oportunidade?

Resumindo, não deixe de fora de seus dashboards de venda uma visão que compare períodos e rankings ao mesmo tempo e NÃO fique de olho só nos produtos que representam 80% do seu faturamento, fique de olho também nos PIORES….de repente você pode encontrar boas oportunidades para aumentar seu faturamento.

Você GESTOR de vendas essa é a oportunidade de descobrir e monitorar quais são os clientes que MAIS compram, frequência, ticket médio e produtos.

Ao descobrir esse cliente você tem a possibilidade de estreitar ainda mais o relacionamento, entendendo cada vez mais a suas necessidades e fazendo CROSS E UPSELLING de novos produtos e serviços. Apesar de parecer óbvio ainda é muito comum que as equipes de vendas NÃO deem a devida atenção para a sua base instalada e assim percam a oportunidade de AUMENTAR  suas receitas e deixar o cliente MAIS SATISFEITO.

Por isso em seu dashboard comercial não esqueça de monitorar e analisar a informação do Perfil de seu cliente e um Pareto 80/20 do clientes que mais compraram nos últimos 12 meses. Fique de olho, pior que perder uma venda é identificar seus BONS clientes estão desaparecendo de seu portfólio.

Como gestor os resultados das vendas são de sua responsabilidade.

Você definiu as estratégias, processos, pessoas e fez todos os ajustes junto com a sua equipe para alcançar as metas da empresa.

No entanto no dia a dia é fundamental que toda a sua  equipe esteja alinhada com os resultados e para isso acontecer é fundamental você COMPARTILHAR o desempenho individual de cada um de sua equipe.

Assim cada um tem acesso aos seus próprios insights (desempenho de sua carteira, melhorias e ajustes) e uma visão geral do desempenho de toda a equipe em relação a meta global. Compartilhar e monitorar a evolução diária de suas vendas significa democratizar a jornada para alcançar a meta regional e global da empresa.

Portanto, organize sua equipe, crie regras de acesso e compartilhe seus insights com a sua equipe de vendas.

Você é um gestor,  estudou, no mínimo,  20 anos de sua vida e é responsável pela receita e crescimento de sua empresa, possui um conjunto de pessoas que te ajudam nessa jornada e… gasta muito tempo e esforço produzindo relatórios artesanalmente por meio de processos manuais e diretórios cheios de planilhas com versões semanais, mensais, trimestrais e anuais.

Se este é o seu caso, tenho uma informação para compartilhar com você, 80% dos nossos clientes também ERAM assim. Dê foco na gestão, nos resultados, na sua equipe e não no retrabalho de criar e manter planilhas toda vez que precisar de uma nova informação ou uma informação atualizada.O tempo é um dos bens mais escassos e valiosos do século 21, não desperdice.

Seu de Vendas no

Principais Benefícios do

E como eles podem ajudar a sua empresa à crescer!

Dashboards Analíticos 

  • Autonomia– Crie novos dashboards relevantes para seu negócio quando precisar e em minutos, ZERO codificação.
  • Explore seus dados – Funcionalidades analíticas que cruzam e exploram suas informações no detalhe que desejar.

Resultados Rápidos

  • Biblioteca de Análises – Acesso a dezenas de análises prontas (Sazonais, Real vs Meta, Curva ABC|Pareto, Análise Bridge, Pivots)
  • Integração automática – Integração com os seus sistemas e carga automática dos dados.

Melhor custo Beneficio

  • Mensalidade com TUDO INCLUÍDO
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  • Integração automática dos dados
  • Suporte e Treinamento
  • Atualizações e novas versões

Entenda porque nossos clientes confiam no AtomBI

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