O Que São Metas

O que são e como entender as Metas!

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“A Empresa que sabe onde quer chegar estabelece Metas.” – João Vitor Rocha 

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Sim é verdade, uma empresa que não tem Metas não sabe para onde ir e assim morre, por isso segundo a NeoAway em 2015 a taxa de mortalidade das novas Empresas (1 ano de vida) foi de 9,26%, segundo a consultoria o grande ofensor deste numero foi a falta de experiência dos Empreendedores  que em 1 ano não conseguem sustentar o negócio e fecham as portas.

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Mais o que de fato é uma Meta? E como ela pode nos ajudar a traçar Objetivos e alcança-los.

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Antes de tudo, vamos separar o joio do trigo, por que muitas pessoas confundem Meta com Objetivo e mesmo parecidos eles tem funções diferentes.

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Objetivo: Descrição ‘daquilo’ que se pretende Realizar. Exemplo: Diminuir as reclamações e ter clientes mais felizes.

Metas: Termo quantitativo com foco em Números. Exemplo: Diminuir a Taxa de reclamação em 10% em 10 meses.

Vejam como a Meta está relacionada ao Objetivo, pois eles se completam. As metas estão na maioria das vezes relacionadas a “Tempo”, pois o tempo estabelece as ações para comprimento da Meta, por exemplo: Se você diz que quer juntar 1 milhão de reais em 1 ano as ações que você deve cumprir são diferentes se você tivesse que juntar 1 milhão em 10 dias.

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 O Tempo é o fator determinante quando falamos de Metas!

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Vamos falar  do Método S.M.A.R.T (esperto em inglês) que divide a meta em 5 conceitos!

1 – Specific (Específica)

È a descrição e o detalhamento do que se quer alcançar: “Quero diminuir meus custos”

Ok… mais onde? “Quero diminuir meus custos com Horas Extras” Disse o Diretor de RH.

2 – Mensurable (Mensurável)

È como explicamos ali, a Meta tem que estar relacionada á tempo: “Quero aumentar meu Faturamento em 10% em 1 ano.”

3 – Attainable (Alcançável)

Um dos tópicos mais importante do método Smart, pois não adianta nada inventar uma Meta que é impossível de ser alcançada. Uma boa meta é aquela que tem um bom desafio, que com trabalho em equipe pode ser batida.

4 – Relevant (Relevante)

A meta é mais desafiante ainda quando a equipe vê o valor no seu proposito e o aprendizado que ela irá trazer.

5 – Time-Based (Temporal)

A meta tem que ter um inicio e fim para ser cumprida, assim a ações que sua equipe vão tomar podem ser decisivas para o cumprimento da Meta.

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Vamos falar sobre Controle!

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Outro fator muito importante para o batimento das Metas é utilizar análises e painéis/dashboards para monitorar e controlar os seus indicadores de desempenho, isso é fundamental para que suas decisões sejam pró-ativas e assim você consiga fazer os ajustes necessários para bater a sua meta.

Vamos supor que sua equipe tenha que bater a Meta de Vendas até o dia 31 do mês de Julho, porém estamos no dia 27 e sua equipe alcançou 97,29% da Meta, porem quando detalhamos a meta por Produto vemos que três produtos não vão bater a Meta.

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Dashboard com foco em Metas

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Neste exemplo é fundamental que você monitore o desempenho de suas vendas diariamente e cruze/detalhe essas informações com por equipe de vendas, produtos, regiões ou outras análises que ajudem a identificar quem são os responsáveis pelo baixo desempenho e assim redirecione os esforços e ações para o atingimento da meta do mês.

Isso parece básico e banal mas muitas empresas gastam muito tempo e esforço para conseguir monitorar o desempenho de seus processos ANTES do fechamento do mês/trimestre/ano. Por isso mantenha em mente sempre utilizar soluções adequadas para ajuda-lo nesse processo de monitoramento e controle de suas metas.

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Eai, gostou do nosso artigo? se você se identificou e precisa fazer o controle de suas Metas e Indicadores, conheça o AtomBI. Cadastre-se e monitore suas Metas!