A Importancia Do Turnover

Gestão RH: A importância do Turn-Over

.

O que é: Turn-Over é uma palavra de origem inglesa que significa “Renovação”, mais no ramo do Recursos Humanos (RH) Turn-Over é mais conhecido como Rotatividade, que é um Indicador de Desempenho que ‘mede’ a taxa de Funcionários Admitidos e Demitidos.

.

Resumindo o Turn-Over mede basicamente a Saúde da organização e expõe se a Empresa tem uma alta taxa de substituição de Funcionários.

.

Segundo informações de mercado uma empresa que tem uma Taxa de Turn-Over acima de 5% tem que rever sua politica de desenvolvimento organizacional e pessoal, pois toda vez que se perde um Funcionário todo investimento que foi feito com Treinamentos, Benefícios e afins são perdidos e a Empresa deverá ir novamente atrás de outro profissional qualificado para ocupar a vaga, formando então o nosso Turn – Over, lembrando que todo processo de seleção custa dinheiro e nunca é feito do dia para a noite.

.

Principais problemas em ter uma Rotatividade Alta!

.

1 – Perda de conexão com Clientes

Toda vez que um funcionário sai da empresa perde-se o contato com os clientes que ele atendia acarretando assim em perda de negócios;

2 – Perda de capital Intelectual

Pessoas já treinadas e com grande experiencia tendem a ir trabalhar nas empresas concorrentes, ou seja, a concorrência terá um funcionário que sabe todas as fragilidades da antiga empresa e isso pode ser um problema;

3 – Mais gastos e desperdícios 

Rescisões contratuais, novas contratações, novos treinamentos, integrações técnicas para adaptação de novos colaboradores à empresa e às equipes de trabalho e outros. Tudo isso têm um custo alto que as empresas com baixo índice de Turnover não precisam se preocupar.

Estima-se que este custo pode chegar a 8 salários da pessoa desligada da companhia.

.

Analisando o Turn-Over/Rotatividade!

.

1 – É importante saber como está a taxa no momento atual (Mês)

.Turn Over

2 – Analise o acumulado do ano para ter a ideia se a taxa cresceu com o passar dos meses.

turnover acumulado

Podemos analisar que mesmo o Turn-Over sendo de 2,36% em Julho, no acumulado do ano (Janeiro á Julho) já está na casa dos 4,64%.

3 – Analise o Histórico do Turn-Over 

evolução rotatividade

Podemos perceber que o %Rotatividade vem caindo ao longo dos meses.

4- Detalhe o Turn-Over!

rotatividade detalhe

Quando detalhamos o %Turn-Over por cargo por exemplo, já identificamos que o cargo de Coordenação tem a maior Taxa 4,88%.

.

.

Conheça o AtomBI e gerencie esses e outros Indicadores de RH! Cadastre-se!