
Como fazer um Dashboard!
Pra você que já aprendeu no nosso artigo anterior “O que é Dashboard” chegou o momento de aprender a criar um!
Antes de tudo para criar um Dashboard Profissional precisamos responder três principais questões!
- Para quem estou criando o Dashboard?
É aqui que você identifica a área de Negócio ou o Departamento que irá consumir o Dashboard que você está fazendo.
- Qual o perfil das pessoas que vão receber o meu Dashboard?
Aqui você identifica o perfil de profissional que irá receber o Dashboard que você esta fazendo! Existem basicamente dois tipos de perfis:
Consumidor – É o tipo de profissional que mais consome Dashboads, pois são orientados a Analise de informação ou indicadores para tomada de decisão, geralmente são executivos, gestores e etc.
Produtor – São os responsáveis em produzir as informações necessárias para que os “Consumidores” possam tomar decisões, na maioria das vezes são pessoas com conhecimento técnico e hábeis para extrair as informações de sistemas internos assim como, planilhas relatórios e etc.
- Quais questões de Negócio o meu Dashboard precisa responder?
O principal objetivo de um Dashboard é mostrar de forma simples e intuitiva como está o desempenho de um departamento ou de uma unidade de negócio.
No exemplo de hoje vamos fazer um Dashboard Comercial!
PASSO 1:
Comece o seu Dashboard apresentando a situação de HOJE, ou seja, evite começar com Análises que mostrem o PASSADO. Já que, na maioria das vezes tomamos decisões analisando o momento atual e não o que aconteceu há doze meses por exemplo.

Análise utilizada: Consolidado Atual vs Período Anterior
Na análise acima percebemos que o Faturamento cresceu apenas 0,69%, quando comparamos o Faturamento de Março vs Fevereiro.
O resultado não foi ruim já que o Alerta mostra em cor Amarela indicando atenção, pois o crescimento foi muito baixo.
Dica: Sempre que possível compare os valores, só assim você vai descobrir se está crescendo ou não.
PASSO 2:
Detalhe as informações!
No passo anterior vimos que o faturamento cresceu muito pouco; agora, podemos Ranquear o Faturamento por Produto e descobrir se os produtos também cresceram ou não.

Análise Utilizada: Atual vs Período Anterior.
Na Análise acima já é possível perceber quais são os Produtos responsáveis pelo baixo crescimento do Faturamento já que são apresentados em Vermelho somente aqueles que tiveram uma queda quando comparamos com o Faturamento de Fevereiro.
Aqui o Gestor já consegue entender onde esta o real problema e quais são os produtos que precisam de atenção!
PASSO 3:
Já concluímos nos passos anteriores que o Faturamento cresceu muito pouco quando comparamos Março vs Fevereiro e que tivemos cinco produtos com queda no faturamento.
Chegou então o momento de descobrir como foi a evolução do Faturamento por mês dos últimos 13 meses.

Análise utilizada: Gráfico Evolutivo por Período
O gráfico histórico acima nos mostra que o faturamento vem caindo ao longo dos meses; onde Março de 2015 foi de 4,15 Milhões e 2016 3,75 Milhões ou seja em 13 meses o faturamento vem caindo.
Então nosso Dashboard fica assim:

Nosso Dashboard Profissional Pronto!
Podemos concluir que mesmo o faturamento tendo um crescimento de 0,69% em Março, o Ranking detalhado mostra que tivemos cinco produtos em queda, tudo isso com ajuda dos Alertas que mostram a taxa de crescimento.
Principais dicas para criar seu Dashboard Profissional:
1 – Comece com uma Análise que mostre o momento atual.
2 – Sempre que possível, compare os valores com uma data (Faturamento do Mês Atual vs o Mês Anterior) ou com uma Meta.
3 – Use Alertas para demonstrar taxa de crescimento das informações.
4 – Prepare a história, “um bom Dashboard tem um bom conteúdo”.
5 – Sempre que puder Detalhe as informações, por exemplo: Faturamento por Produto, Categoria, Filial, Estado e etc.
6 – Não “encha linguiça” coloque somente as informações importantes.
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Cadastre-se no AtomBI e crie seu Dashboard de GRAÇA!
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Análise simples e eficaz que faz a diferença. Muito bom! Parabéns!