fbpx
Processo

As 5 etapas para você tomar uma Decisão

Neste artigo vamos entender porque o processo de decisão das empresas é tão moroso e difícil e quais medidas podemos tomar para você ganhar agilidade em suas decisões. Mãos á obra!
.
.
O processo de Decisão
.
Chamamos de processo de decisão as etapas necessárias, que você ou sua equipe , precisam percorrer para responder uma questão de negócio e assim tomar a melhor decisão dentro de sua empresa.
.
Seguem as 5 etapas que fazem parte deste processo cíclico:

.


Solicitar.

Responder uma questão de negócio- Este é o começo do processo, quando alguém precisa de informações para responder uma questão de negócio. Por exemplo: Seu gerente precisa saber qual é o desempenho dos vendedores de uma determinada região para apresentar essa informação na reunião de vendas de amanhã;

 

Entender

.

Entender a solicitação – Parece trivial mas na maioria das vezes não está claro ou explícito o que foi solicitado e muito menos o porquê foi solicitado, afinal o que significa desempenho dos vendedores? É apenas saber quem vendeu mais ou menos ou é saber quem bateu ou não bateu a meta? Mas não importa você é um bom funcionário e entregará o relatório de vendas que seu gerente pediu o mais rápido possível.

.

extrair

.

Produzir a informação–  A aventura começou, você acessa seu ERP ou sistema de vendas, gera relatórios, exporta para o excel e utiliza a sua planilha mágica com dezenas de abas para fazer o “de-para” com outras planilhas, PROCV, Tabela Dinamica, adiciona todas as regras necessárias para construir  e formatar seu relatório e gráfico que será copiado para um Powerpoint ou PDF e enviado para o email de seu gerente ou de um grupo de pessoas.

.

formatar

.

Formatar e Apresentar  Após produzir e formatar o seu relatório e gráfico você salva a sua planilha no seu computador e colocar o nome da versão do dia, da semana, do mês, do trimestre ou simplesmente de quando o gerente pediu. Resumindo você fica com centenas de versões de planilhas, muitas vezes disponíveis em sua máquina e sem a segurança adequada.

.

Recomeçar.

Recomeçar – Isso mesmo, você percebe que faz o mesmo relatório todo dia, ou repete o mesmo processo toda vez que alguém pede uma nova informação para você. A questão agora é que todo mundo já sabe disso e agora você será o responsável em produzir cada vez mais relatórios e informações. A questão é que vocês gasta muito mais tempo em produzir informações do que analisa-las, mas qual é o problema, afinal vocês estudou 5 anos, fez pós-graduação para ser um especialista Excel, não é mesmo?

.

Se você se identificou com isso fique tranquilo, a sua rotina não é diferente de outras  pessoas, independente do tamanho de sua empresa ou área de atuação.

.

A noticia boa é que existe solução para otimizar o seu processo de decisão e fazer com que você fique focado na análise das informações para melhorar os seus processos de negócio ao invés de ficar exclusivamente produzindo relatórios.

Preparamos um vídeo que pode te ajudar a tornar todo esse processo moroso e difícil em um processo mais ágil e eficiente!

 

Saiba como a Brentwood empresa premium de móveis otimizou todo esse processo de Decisão de Semanas para Minutos!