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Como Fazer Um Dashboard Profissional

Como fazer um Dashboard!

Pra você que já aprendeu no nosso artigo anterior “O que é Dashboard” chegou o momento de aprender a criar um!

Antes de tudo para criar um Dashboard Profissional precisamos responder três principais questões!

  • Para quem estou criando o Dashboard?

É aqui que você identifica a área de Negócio ou o Departamento que irá consumir o Dashboard que você está fazendo.

  •  Qual o perfil das pessoas que vão receber o meu Dashboard?

Aqui você identifica o perfil de profissional que irá receber o Dashboard que você esta fazendo! Existem basicamente dois tipos de perfis:

Consumidor É o tipo de profissional que mais consome Dashboads, pois são orientados a Analise de informação ou indicadores para tomada de decisão, geralmente são executivos, gestores e etc. 

Produtor – São os responsáveis em produzir as informações necessárias para que os “Consumidores” possam tomar decisões, na maioria das vezes são pessoas com conhecimento técnico e hábeis para extrair as informações de sistemas internos assim como, planilhas relatórios e etc.

  •  Quais questões de Negócio o meu Dashboard precisa responder?

O principal objetivo de um Dashboard é mostrar de forma simples e intuitiva como está o desempenho de um departamento ou de uma unidade de negócio.


No exemplo de hoje vamos fazer um Dashboard Comercial!

PASSO 1:

Comece o seu Dashboard apresentando a situação de HOJE, ou seja, evite começar com Análises que mostrem o PASSADO. Já que, na maioria das vezes tomamos decisões analisando o momento atual e não o que aconteceu há doze meses por exemplo.

criando a primeira analise do dashboard

Análise utilizada: Consolidado Atual vs Período Anterior

Na análise acima percebemos que o Faturamento cresceu apenas 0,69%, quando comparamos o Faturamento de Março vs Fevereiro.

O resultado não foi ruim já que o Alerta Sem Título-2  mostra em cor Amarela indicando atenção, pois o crescimento foi muito baixo.

Dica: Sempre que possível compare os valores, só assim você vai descobrir se está crescendo ou não.

PASSO 2:

Detalhe as informações!

No passo anterior vimos que o faturamento cresceu muito pouco; agora, podemos Ranquear o Faturamento por Produto e descobrir se os produtos também cresceram ou não.

 

criando um ranking comparativo no dashboard

Análise Utilizada: Atual vs Período Anterior.

Na Análise acima  já é possível perceber quais são os Produtos responsáveis pelo baixo crescimento do Faturamento já que são apresentados em Vermelho somente aqueles que tiveram uma queda quando comparamos com o Faturamento de Fevereiro.

Aqui o Gestor já consegue entender onde esta o real problema e quais são os produtos que precisam de atenção!

 

PASSO 3:

Já concluímos nos passos anteriores que o Faturamento cresceu muito pouco quando comparamos Março vs Fevereiro e que tivemos cinco produtos com queda no faturamento.

Chegou então o momento de descobrir como foi a evolução do Faturamento por mês dos últimos 13 meses.

grafico histórico no dashboard

Análise utilizada: Gráfico Evolutivo por Período

O gráfico histórico acima nos mostra que o faturamento vem caindo ao longo dos meses; onde Março de 2015 foi de 4,15 Milhões e 2016 3,75 Milhões ou seja em 13 meses o faturamento vem caindo.

Então nosso Dashboard fica assim:

dashboard completo

Nosso Dashboard Profissional Pronto!

Podemos concluir que mesmo o faturamento tendo um crescimento de 0,69% em Março, o Ranking detalhado mostra que tivemos cinco produtos em queda, tudo isso com ajuda dos Alertas que mostram a taxa de crescimento.

 

Principais dicas para criar seu Dashboard Profissional:

1 – Comece com uma Análise que mostre o momento atual.

2 – Sempre que possível, compare os valores com uma data (Faturamento do Mês Atual vs o Mês Anterior) ou com uma Meta.

3 –  Use Alertas Sem Título-2  para demonstrar taxa de crescimento das informações.

4 – Prepare a história, “um bom Dashboard tem um bom conteúdo”.

5 – Sempre que puder Detalhe as informações, por exemplo: Faturamento por Produto, Categoria, Filial, Estado e etc.

6 – Não “encha linguiça” coloque somente as informações importantes.

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Dashboard de vendas com foco nas metas comerciais

This Post Has One Comment
  1. Análise simples e eficaz que faz a diferença. Muito bom! Parabéns!

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