Sabe O Que é Dashboard?

Afinal, você sabe o que é Dashboard?

E não estamos falando do “Dashboard” dos Vídeos Games nem de Carros que é o que acontece quando buscamos pela palavra no Google, estamos falando de Dashboards de Negócio enfim, aqueles que apresentam Indicadores, Gráficos e Etc. 

A palavra não tem uma única definição, mas podemos dizer que: Dashboard é um Painel que apresenta as informações mais importantes de um Processo ou de um Departamento”. Essa palavrinha, que pode ser difícil e até chata de pronunciar, tem uma grande função nas Empresas, que é Medir e Controlar!!! Sim… Medir é uma das coisas mais importantes dentro de um processo de negócio, seja ele operacional gerencial ou estratégico, e nos permite identificar como estamos e o que devemos fazer para chegar ao nosso Objetivo, e é aí que nosso amiguinho Dashboard aparece.

 

Portanto o Dashboard tem como objetivo apresentar as informações de forma simples e Intuitiva dentro de um Painel; auxiliando assim os Gestores a entender o que esta acontecendo na Empresa/Departamento.

 

Criar um Dashboard de qualidade exige uma série de conhecimentos sobre o conteúdo do que será apresentado, técnicas de visualização para apresentar a informação adequadamente e acima de tudo saber quem irá consumir essas informações, por exemplo: um Diretor, Gerente ou Analista por mais que sejam do perfil de Negócio têm visões e focos diferentes.

 

Um bom Dashboard é aquele que segue a regra da frase “Uma boa imagem vale mais que Mil palavras”, por que apresenta com exatidão onde estão os problemas em um piscar de olhos, sem a necessidade de muitos cliques ou interações.

 

No exemplo abaixo apresentamos a quantidade de vendas totais e detalhadas por produto comparando o desempenho de um mês (no caso Maio/2015) com o desempenho do mesmo mês do ano anterior (no caso Maio/2014).

Dashboard

 

É possível identificar facilmente que as vendas cresceram um total de 0,62%, o que parece ser um bom resultado, porém, quando analisamos essas mesmas vendas por Produto (itens 2 e 3), identificamos rapidamente que três produtos  tiveram um desempenho negativo, ou seja eles venderam menos do que no ano passado.

 

Concluímos que, por mais que uma análise diga que estamos indo bem é necessário obter diversas perspectivas e detalhes dessa mesma informação para que possamos ter uma visão abrangente e simplificada do resultado.

 

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE É DASHBOARD QUE TAL CRIAR O SEU?

CADASTRE-SE E CONHEÇA NOSSOS DASHBOARDS GRATUITAMENTE!

This Post Has 2 Comments

Comments are closed.